COMUNICADO
Várzea da Palma, 20 de junho de 2011.
Companheiros! É com muita dor que comunicamos a morte vítima de acidente no trabalho, na manhã de sexta feira dia 17 de junho um metalúrgico com 22 anos de idade. Daniel Costa Azevedo, trabalhava para a empreiteira JMCM, que presta serviço para a empresa Sada Siderurgia S/A. Esta empresa presta serviço na ampliação da Sada que deve chegar até ano que vem a 2.000 trabalhadores.
O jovem foi vítima de uma descarga elétrica quando trabalhava com uma furadeira em cima de um telhado de zinco, onde o cabo da furadeira encontrava em péssimas condições de trabalho.
O mesmo deixou para traz uma filha com 2 (dois) anos de idade e a esposa grávida de 7 (sete) meses sem poder conhecer o filho que queria com tanto amor.
O Sindicato acionou a fiscalização do Ministério do Trabalho que compareceu à empresa no sábado. Por ação do sindicato os auditores fiscais do MTE irão, esta semana, investigar as condições de trabalho dentro da Sada e da Rima, empresa de ferro ligas.
Morte por Silicose
Infelizmente as notícias vindas do Norte de Minas não são para comemorar. Faleceu no dia 05 de junho, o companheiro Nivaldo Guimarães da Silva, causado por silicose. Essa é mais uma vítima desta doença profissional que vem aterrorizando os trabalhadores de Várzea da Palma, Pirapora, Bocaiuva, Capitão Enéas, Corinto, Curvelo.
Suspeita-se que somente em Várzea da Palma em torno de 50 trabalhadores estejam com silicose. O Sindicato está encaminhando os exames no Hospital das Clínicas, em BH, para constatar os casos. Infelizmente, vários já foram comprovados.
O que causa muita preocupação é que, nestas cidades, muitos trabalhadores tenhma falecido com a causa da morte relacionadas na certidão de óbito como tuberculose ou infarto pulmonar. Com certeza, caso estes trabalhadores tivessem o tratamento assim que acusou o aparecimento da silicose hoje ainda estariam vivos. Mas a ganância do patrão mata mais que muitas doenças.
Estamos exigindo junto aos órgãos competentes como MTE e Ministério Público do Trabalho ações para combater as fraudes nos laudos. Também vamos exigir que os dirigentes destas empresas respondam criminalmente pela situação dos trabalhadores e das famílias dos falecidos.
Greve vitoriosa na Unisider, em Divinópolis
Nos dias 15 e 16 de junho, os trabalhadores da Unisider, empresa siderúrgica instalada em Divinópolis, entraram em greve. Os trabalhadores reivindicavam antecipação salarial e pagamento da insalubridade para os que ainda não recebiam.
Após negociação com a patronal ficou acertado:
- não desconto dos dias parados;
- Reajuste de 6%;
- Abono mensal de R$ 109,00 a título de adicional de insalubridade;
- Transporte para os trabalhadores da 4ª turma (noturno).
Os companheiros seguiram os passos dos trabalhadores da Ferdil que no mês passado conquistaram reajustes na tabela salarial que variam entre 6% a 17%.
Estes exemplos da companheirada de Divinópolis mostram que se a classe trabalhadora quiser pode conquistar muito mais.
Vitória na Greve dos gráficos da Alterosa
As companheiras e companheiros da Gráfica Alterosa, maior gráfica da Grande BH, localizada em Contagem, entraram em greve na terça-feira, dia 14 de junho. Hoje, segunda-feira, dia 20 de junho, a patronal cedeu e ofereceu uma proposta, já aceita, para os trabalhadores.
- 7% de antecipação; Ainda hoje vai ocorrer nova rodada de negociação com o sindicato patronal;
- Ticket refeição de R$ 8,00;
- Licença de acompanhamento para filhos de 2 dias por mês;
- 60 dias de estabilidade;
- Não desconto dos dias parados. Os dias parados serão compensados;
Os trabalhadores entraram em greve por conta da truculência patronal que se negou a propor aumento real e atender as reivindicações específicas nesta empresa.
LEMBRAMOS A TODOS QUE ESTAMOS AGUARDANDO OS NOMES DOS DELEGADOS E OBSERVADORES À PLENARIA DA FEDERAÇÃO, ELEITOS NA ASSEMBLÉIA DA CADA SINDICATO, BEM COMO SE HAVERÁ CRIANÇA COM NECESSIDADE DE CRECHE.
BH/20 DE JUNHO DE 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário