20/06/2011 - Agora, faltam apenas quatro dias para o Congresso da ANEL! Os estudantes estão em contagem regressiva, e já são mais de 2.000 delegados eleitos em todo o Brasil. Delegações de norte a sul do país já estão terminando as últimas eleições de delegados, organizando seus ônibus, arrecadando o dinheiro das taxas. Com a perspectiva de ser um grande congresso.
Jovens da Espanha, Egito, Palestina, Argentina, Costa Rica, El Salvador, e de muitos outros países já confirmaram presença no Congresso. Além disso, a lista de palestrantes contará com representações de intelectuais e importantes lutadores do movimento sindical e popular brasileiro. O Congresso tem refletidas as principais lutas travadas no país, entre elas “Somos Todos Bombeiros!”, do Rio de Janeiro, a greve dos servidores das universidades federais e dos professores das redes de ensino estadual e municipal, além das últimas greves da construção civil e outras que já tiveram importantes vitórias. A batalha contra as opressões seguirá com força, a partir do enorme exemplo que a Anel junto com outras organizações deu a Campanha “É hora da Virada contra a Homofobia!”. O Congresso terá diversos Painéis Temáticos, onde o estudante livre poderá escolher o tema que mais se identifica e ajudar a ANEL a elaborar seu Programa.
É no Congresso da ANEL, por fim, que realmente poderemos alavancar uma enorme Campanha Nacional contra o PNE (Plano Nacional da Educação) do governo Dilma e pelos 10% do PIB já para a educação. Só num Congresso independente, democrático, aliado aos trabalhadores e realmente combativo que poderemos construir a luta contra todos os ataques que a Dilma sistematizou neste novo PNE, que está tramitando no Congresso Nacional. A UNE (União Nacional dos Estudantes), que em eleições muito frias para o Congresso da UNE nas universidades não expressaram nenhum processo real de luta que está se desenvolvendo hoje, vai aplaudir de pé o PNE, dizer que os 10% do PIB pra educação podem vir só daqui a 10 anos e mais uma vez, demonstrar sua total falta de independência para defender o interesse estudantil.
É o Novo que Pede Passagem, para fortalecer o movimento estudantil livre! Isso significa agora, mais do que nunca, participar do 1º Congresso da ANEL, levando muitos estudantes para sacudir o país no próximo período e colocar o movimento estudantil lado a lado com os trabalhadores brasileiros em luta, construindo uma nova entidade: democrática, independente, combativa e livre!
Fonte: Anel
Nenhum comentário:
Postar um comentário