segunda-feira, 20 de junho de 2011

Libertação do ex-ativista representa uma vitória de todos os movimentos que apoiaram sua luta

14/06/2011

Abaixo reproduzimos texto de Magno de Carvalho sobre Cesare Battisti

Aos companheiros da CSP-Conlutas, do Comitê pela libertação de Cesare Battisti e todos os que contribuíram nesta luta

Foi uma grande vitória e Cesare pediu, ao sair da prisão, para transmitir a todos que contribuíram nessa luta: “Estou aqui graças a vocês.”

A coleta de assinaturas para o Manifesto de Dalmo Dallari, com adesão de nomes, entidades de peso, protocolado para a presidente da República, do Senado, da Câmara e para cada um dos onze Ministros do STF, sendo que esses últimos ainda receberam em mãos, instantes antes de ser iniciado o julgamento além da ampla divulgação para a imprensa e de matéria paga, uma página inteira no mais importante jornal do Ceará, foi uma contribuição importante dentre as várias manifestações ocorridas, em especial a de Brasília no dia do julgamento, quando os companheiros do Ceará tiveram um papel fundamental.

Devemos comemorar. Não foi pouca coisa essa vitória, mas é preciso lembrar: a luta continua. Cesare precisa ficar no Brasil e nesse momento ainda não tem a concessão de um visto de residência permanente, já solicitado e que será apreciado no dia 22 de junho pelo Conselho Nacional de Imigração do Ministério do Trabalho.

Independentemente disso, estamos vendo a pressão do Governo Italiano (Berlusconi), que já demonstrou que todos os esforços e poder de pressão serão usados contra Battisti, como ameaças de boicote à Copa do Mundo, com a não participação da seleção italiana; convocação do embaixador da Itália no Brasil, além de ir à corte de Haia.

Setores da mídia estão insuflando a população contra Battisti, não só a mídia italiana que diz que Cesare não pode ficar impune e aponta o lugar onde ele está, mas também na imprensa brasileira como faz a revista Veja, que diz: “Perigo! Tem terrorista a solta.”É importante lembrar que Cesare Battisti já sofreu atentados de grupos fascistas e, que sua segurança estará sempre ameaçada.Por tudo isso, além de comemorar, temos que manter a nossa solidariedade ativa e vigilante a esse companheiro lutador e perseguido pelas forças mais retrógradas.

Saudamos Cesare Battisti livre!

Viva a solidariedade de Classe!

Viva o Socialismo!

Foto: Sintusp

Nenhum comentário:

Postar um comentário