sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Balanço comercial das metalúrgicas

Companheiros (as)! Conforme os Balanços das Metalúrgicas do ano de 2010 demonstrado abaixo na Tabela e nos recortes dos jornais. Percebemos que as mesmas cresceram entre 34% a 44,04% comparado com as vendas de 2009 a 2010. Mas isto não se refletiu em contratações, melhoria dos salários, garantia dos direitos (PLR) e na saúde e segurança dentro das empresas. Conforme as denúncias: o que cresceu foi o Assédio Moral.


Mas nesta Campanha Salarial teremos que lutar: Por um reajuste salarial compatível ao crescimento que temos as empresas, em defesa dos nossos direitos (PLR) e contra o governo Dil-má/Inflação. Vamos a luta companheiros (as)!

DENÚNCIAS DE INDIGNAÇÃO.


MINASLIGAS - Os trabalhadores da produção nos denunciaram que foram reivindicar reajuste salarial igual para todos. E o que receberam?
Receberam a seguinte resposta: Quem reivindicar reajuste irá levar uma advertência.
Temos que ensinar a Minasligas a Democracia Operária e seguir o exemplo dos trabalhadores da Liasa que no ano passado unidos conseguiram 15% de reajuste nos salários.


LIASA - Os trabalhadores (as) da:

 •Matéria Prima estão indignados:
1º Com o turno que trabalham (Segunda a Sábado das 8 as 16 hrs);
2º Com o chefete que os desrespeita e ainda persegue quem reivindica promoção, dia de folga do Banco de Horas e a sua transferência para outro departamento.
Companheiros, se a Matéria Prima para os fornos desligam e nada se produz. Vamos lutar e mostrar o nosso valor.

 •DMA e DMO estão indignados com a falta de respeito que a Liasa tem perante a eles e a lei. Afinal têm direito a insalubridade, receberam-a mês passado e agora a retiraram e descontaram no pagamento;
 •Britagem estão indignados com a falta de valorização. Onde lutam por classificação, sem resposta;
 •Laboratório/Amostragem estão em pior situação, pois em sua área não tem classificação. Por isto estão na luta por este direito.
Conforma a fala da Professora do RN Amanda Gurgel no You Tube:
“Temos que transforma a nossa indignação em ação”,

Para conseguirmos uma grande vitória nesta Campanha Salarial.

Quadro de Aviso do Sindicato


Campanha de Filiação
O sindicato convoca todos os trabalhadores (as) a se filiar e fortalecer a nossa luta.
Afinal, o Sindicato só tem força com a participação de todos.
Valor da mensalidade:
Empresas com até 400 funcionários R$ 15,63;
Empresas que tenham acima de 400 funcionários R$ 17,09.
Quanto mais sócios mais forte fica o sindicato e as lutas, mais benefícios poderemos ter, como a melhora do nosso Convênio Odontológico, e menor fica o valor das mensalidades.
Procure os diretores do sindicato na sua empresa ou venha até o sindicato e filie-se.


At. A Diretoria.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Jornada Nacional de Lutas

NOSSAS BANDEIRAS DE LUTA:
- DEFESA DA APOSENTADORIA E DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA;
- FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO;
- AUMENTO GERAL DOS SALÁRIOS;
- REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO SEM REDUÇÃO SALARIAL;
- CONTRA OS CORTES DO ORÇAMENTO;
–DEFESA DO SERVIÇO PUBLICO E DOS DIREITOS SOCIAIS DO POVO BRASILEIRO; 
– COMBATE À CORRUPÇÃO;
- SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DA DÍVIDA EXTERNA E INTERNA AOS GRANDES
ESPECULADORES;
- EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE PÚBLICA;
- EM DEFESA DOS (AS) SERVIDORES (AS)  PÚBLICOS (AS);
- EM DEFESA DO DIREITO À MORADIA DIGNA / TERRA PARA QUEM NELA TRABALHA;
– REFORMA AGRÁRIA JÁ;
- NENHUM DIREITO A MENOS;
- CONTRA A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO;
- CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES;
– DEFESA DO PATRIMÔNIO E DOS RECURSOS NATURAIS DO BRASIL;
- CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS;
- CONTRA O NOVO CÓDIGO FLORESTAL / EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE;
- CONTRA TODA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO E OPRESSÃO.

Reunião Estadual da CSP-Conlutas-MG


Nos dias 23 e 24 de Julho, Reunião Estadual Bimestral, realizada em Divinópolis, após um ano de fundada da CSP - Conlutas. Foi debatido também a questão das regionais, dos Setoriais de Negros e Negras,
Mulheres e GLBT e as resoluções. Foram votadas pelos companheiros:
A participação das entidades filiadas na: Jornada de Lutas do mês de agosto, Campanha "O Minério Tem Que Ser Nosso" e no Seminário de Saúde do Trabalhador no SINDREDE no dia 29 de julho. Os militantes da CSP - Conlutas - MG, participaram da sua Foram debatidas as questões da Conjuntura Nacionale Internacional, Jornada de Lutas e Campanhas Salariais, apresentadas pelos companheiros Geraldo Batata e José João da FSDTM-MG. Após estes pontos, o companheiro Efraim (Metabase) apresentou o projeto "O Minério Tem que Ser Nosso". Foram discutidas também as ocupações
urbanas, o companheiro Lacerda do MTST, apresentou o panorama das lutas dos moradores das Ocupações Camilo Torres e Irmã Dorothy. E fez a denúncia das perseguições violentas a que estão sujeitas as lideranças. Depois foi debatido a questão financeira da nossa CSP-Conlutas que precisa ser fortalecida
pelos trabalhadores para não se tornar uma CUT pelegada vida que recebe dinheiro das empresa e do governo.

Redatora: Andréa CSP-Conlutas-MG.

TRABALHADORES EL ABORAM PROPOST A DE PLR DE 2011.


No dia 06/07/11 foi realizada a 1ª reunião de Negociação com a Comissão da PLR, após mais de 3 meses de espera. O representante da Liasa apresentou sua proposta de metas e, conforme atado, informou que vendeu 59.117T no ano passado. Sendo assim, a Liasa calculando as metas deste ano com um aumento de:

Mínimo - 63.500T, aumento de 7,41%;
Meta - 64.250T, aumento de 8,68%;
Desafio - 65.000T, aumento de 9,95%.

Mais uma vez companheiros (as), a Liasa coloca metas inalcansáveis para nos tirar o direito a uma PLR justa.
Sendo assim a comissão propôs elaborar uma proposta dos trabalhadores. Por isto foi convocado uma Assembléia onde elaboramos a seguinte proposta:

1° Que a Liasa cumpra a Lei 10.101 de 2000 que garante a participação do representante do sindicato na comissão;


2º Estabilidade de emprego para os trabalhadores da Comissão;

3º Garantia de 150% da PLR para todos os trabalhadores caso não se atinja as metas;


4º Que todos os trabalhadores: Ativos, Afastados, Demitidos (durante o período de cálculo da PLR) e Empreiteiras (Ex: CONAP E GIRE.SERVIÇOS) tenham direito a PLR;

5º Que as metas sejam por produção e o valor a ser pago sejam:

Mínimo - 55.000T, 200% de PLR;
Meta - 59.117T, 250% de PLR;
Desafio - 62.025T, 300% de PLR;
Excelência - 65.025T, 400% de PLR.

Companheiros (as)! Para a proposta dos trabalhadores se tornar em acordo temos que nos unir e lutar.

Trabalhadores (as) reivindicam:


MINASLIGAS - Trabalhadores já receberam 41% da 1ª parcela da PLR deste ano. Mas não entendo como uma empresa que vende tanto e até aumenta de 150% para 200% para os trabalhadores pague apenas 41%. Por isto os mesmos reivindicam que a empresa complete com mais 59%, deixando 100% para 2ª parcela.

LIASA - Trabalhadores (as):
 - Laboratório e Amostragem ainda não viram sua reivindicação de classificação
serem atendidas. Corre um boato na empresa que classificação só dependo do supervisor. Será mesmo? Ou será que tem área que nem o supervisor é valorizado. Pesquisaremos isto.
 - Britagem também estão correndo atrás de classificação. Mas infelizmente sem resposta. Até parece que só se morrer ou aposentar é que um trabalhador pode ser classificado.
 - Turno fixo de Segunda a Sábado de 08 às 16h, estão indignados. Afinal, os orgãos públicos/Bancos trabalham neste horário.
Por isto reivindicam o fim deste turnos.
Companheiros! Unidos somos fortes,
divididos ficamos fracos.

NÃO PODEMOS DEIXAR. TEMOS QUE LUTAR PARA VER NOSSAS REIVINDICAÇÕES ATENDIDAS.

NEGOCIAÇÕES NA SURET DE BH




MINASLIGAS - No dia 22/07 os Diretores do Sindicato, Aldiério, Eli, Ivanido, Gildeon e Wanderson participaram de uma reunião na Superintendência Regional do Trabalho (Suret) de BH,
convocada pelo Sindicato, para tratar de Terceirização de serviços em áreas fins e Turno 12X36 horas. O Sindicato propôs que a empresa contrate os funcionários que estão nesta situação e os coloque para trabalhar no turno de 6 h.
Caso a Minasligas não resolva, o Sindicato tomará as medidas cabíveis.


INONIBRÁS - No dia 22/07 os mesmos Diretores participaram de uma reunião na Suret de BH, com a Inonibrás, para tratar sobre a falta de funcionários, mudança de funções e saúde
e segurança do trabalhador. O representante da empresa se comprometeu a fazer um levantamento dos setores mais críticos e também apresentar o PCMSO e PPRA. Discutimos a
possibilidade da empresa implementar a PLR. Ficou acordado que o indicato com os trabalhadores iram criar uma proposta e entregar a empresa até o dia 05/08.

Convocatória do Sindicato.
Assembléia com os trabalhadores da Inonibrás.
Motivo: Elaboração de proposta de PLR.
Data: 03/08/11.
Horário: as 9 h e as 19 h.




LIASA - Neste mesmo dia a LIASA também foi convocada pela Suret, solicitada pelo Sindicato para se reunir com o mesmo. Mais uma vez a LIASA não compareceu. Depois o Gerente de RH fica falando que o Sindicato só entra com Ações contra a empresa. Porque será?


Quadro de Avisos do Sindicato


RETRATAÇÃO. LIASA - A hora do Espesadelo. A diretoria do Jornal Boca de Forno, de responsabilidade do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pirapora, Buritizeiro e Jequitaí vem a público retratar acerca da matéria vinculada na edição de 18/07/2007, em que expôs a imagem do supervisor da britagem da empresa LIASA/AS. Esclarecendo que houve um equívoco ao mencionar que o referido supervisor estaria aterrorizando
e coagindo seus funcionários a emprestar dinheiro, sem juros, ou de qualquer outra forma, para que não perdessem o emprego.

ELEIÇÕES SINDICAIS - No dia 07/07/11 ocorreu a eleição do Sind. Trab. Metal. de Patos de Minas. Acompanhado pelo nosso sindicato, FSDTM-MG e CSP-Conlutas, conseguimos mais uma vitoria para
classe trabalhadora. Parabéns companheiros! Vamos a luta.

SECRETARIA DE SAÚDE - No dia 29/07/11 das 08 as 17:30 hs, estará acontecendo no SindRed de BH o I Seminário Estadual do Setor de Saúde da CSP - Conlutas. Todas as entidades e sindicatos filiados estão convidados. No próximo Boletim estaremos passando maiores informações. At. À Diretoria.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Boca de Forno - Edição de 13/07/11


XI PLENÁRIA D A FSDTM-MG MOSTRA O C AMINHO .


Nos dias 01 e 02 de julho em Contagem ocorreu a XI Plenária Estatutária da Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos - MG. Estiveram presentes os representantes dos sindicatos combativos filiados a Federação. Entre ele os Dir’s: Dílson, Aldiério, Gildeon, Edison e Adriano do nosso sindicato.
Esteve em pauta: - A campanha “O minério tem que ser nosso” que coloca o problema das mineradoras, como a Vale e CSN, que levam o minério e deixam os buracos em Minas, Brasil e no Mundo; - Projeto 
de comunicação, para contrapor a mídia patronal, e Formação, para preparar os nossos dirigentes e trabalhadores da base; - Conjuntura política e econômica: Palestrantes: Maria Lúcia, da Auditoria Cidadã, que apresentou o problema da Dívida Externa e Zé Maria, da Federação, que fez uma análise da conjuntura das lutas que a classe trabalhadora vem travando no Brasil e no Mundo.

Campanha Salarial do Metalúrgicos Unificada de 2011.

Já no último dia da Plenária discutimos e aprovamos as seguintes resoluções: Campanha Salarial Unificada
dos Metalúrgicos de Minas e São Paulo e outros sindicatos que se colocarem na luta como é o caso do Sind. dos Trab. visual unificado, um Comando Nacional da Campanha Salarial. Lutaremos por: Aumento real dos
salários e dos Pisos Salariais, Equiparação salarial, direito a organização no local de trabalho. Mas o determinante será a Participação dos Trabalhadores (as) nesta luta. Afinal, os patrões só irão nos ouvir quando as maquinas pararem.

JORNADA DE LUTA

Também aprovamos a jornada nacional de lutas que se iniciará:

Dia 18 de Agosto:

Ato Unificado das lutas em Belo Horizonte e entrega da pauta da Campanha Salarial de 2011.

Dia 24 de Agosto:

Ato Unificados das lutas em Brasília em defesa dos nossos direitos, contra o corte de R$ 50 bi das áreas sociais e pela caçação e punição imediata dos corruptos e corruptores do governo. Participem! Porque esta luta é nossa.

DOSSIÊ INSS


 A CSP-Conlutas, FSDTM-MG e as Sec’s. de Saúde dos Sindicatos estão preparando um dossiê contra o INSS. Por isto convocamos todos os trabalhadores a nos ajudar nesta luta em defesa do direito ao afastamento e aposentadoria. Neste dossiê iremos colocando todas as irregularidades que encontrarmos. Afinal! Não podemos deixar que o PT de Dilma e sua bancada de apoio continue com a politica de redução de custos e retirada de direitos.

S ó c o m l u t a s e c o n q u i s t a !


Os trabalhadores da Hubner alcançaram o recorde dessa campanha, com valor de PLR superior a 210% em relação ao ano passado, chegando a R$ 5 mil. Este número pode ser ainda maior caso a produção do segundo semestre supere a do primeiro. Mas a conquista não veio sem luta. Os companheiros da Hubner estavam em estado de greve e ameaçaram parar a produção no dia 8/7/11, caso a empresa não aumentasse sua proposta. Na última rodada de negociação, a Hubner havia proposto R$ 4 mil. “Foi um exemplo de luta. Os trabalhadores não se intimidaram com as propostas patronais rebaixadas e souberam ir atrás de suas reivindicações”, afirma o diretor do Sindicato Edmir da Silva. Na Ericsson, a PLR chegou a R$ 4.500. O valor representa 80% a mais do que o fechado no ano passado. Mas, mais do que isso, representa o fortalecimento da categoria na fábrica, que tem se mostrado mais organizada. Em 2010, o valor pago foi de R$ 2.500. Parabéns companheiros (as) pela conquista vitoriosa.

Trabalhadores (as) reivindicam:



MINASLIGAS - Os trabalhadores dos fornos reivindicam reajuste salarial. Afinal, estão produzindo como nunca ,mas, não estão entrando na política de valorização da empresa. Conforme relataram os trabalhadores deste setor estão dispostos a lutar pelo seu reajuste, com unhas e dentes.


LIASA - Os trabalhadores (as) do Laboratório e Amostragem reivindicam classificação. Afinal, todos os setores tem classificação, menos estes dois setores que influenciam diretamente na qualidade do produto.


INONIBRÁS - Os trabalhadores (as) não estão aguentando a pressão por produção. Está faltando funcionários em todas as áreas. Os mesmos estão trabalhando por 2 ou mais. Será que a empresa quer ver o seu quadro de funcionários doentes e afastados aumentar ou está pagando pra ver outros trabalhadores acidentarem? Nos denunciaram que a mesma está treinando funcionários para exercer várias funções. Isto é desvio de função e qualquer coisa que acontecer é culpa da empresa.Companheiros! Unidos somos fortes, 
divididos ficamos fracos.

NÃO PODEMOS DEIXAR. TEMOS QUE LUTAR PARA VER NOSSAS REIVINDICAÇÕES ATENDIDAS.



Quadro de Avisos do Sindicato


 TORNEARIA VITÓRIA - O Sindicato conseguiu negociar com a Tornearia Vitória o reajuste do Ticket Alimentação e garantindo também
o Ticket Alimentação integral de férias para todos os trabalhadores.

REUNIÕES NA SRT - O Sindicato convocou uma reunião de conciliação na Sup. Reg. do Trabalho em Montes Claras com as seguintes empresas: Reiscap, Eletica-WE e a Serralheria 741 para tratar do
Cumprimento da CCT vigente da nossa categoria metalúrgica. Infelizmente nenhuma delas compareceu e nem
se justificou. A mediadora falou para tomarmos as medidas cabíveis. O que iremos fazer.


CONVÊNIO ODONTOLÓGICO - A diretoria do Sindicato para dar continuidade ao Convênio Odontológico acabou de fechar um contrato com a clínica da Dra. Tatiane Queiroz Muniz – Cirurgiã Dentista. Serviços Profissionais: - Obturação com amálgama e resina, Extração e Limpeza. Com desconto especial para os sócios e dependentes em Próteses e
Canais e etc... Para marcar consulta é só ir com a carteirinha ao Consultório da Dra Tatiane que fica sito a Rua: Olinda Ribeiro, 135, Bairro: São João Batista em Pirapora—MG ou ligar no Tel. 38 - 3743-3174 / 9817-5715.
At. A DIRETORIA.

METALÚRGICOS NA LUTA PELA PLR

LIASA - Após vários ofícios do sindicato convocando a empresa para realizar a 1ª reunião com a Comissão de Negociação da PLR. A mesma só foi realizada dia 06/07/11. Além disto, o Gerente DHO não autorizou a entrada do Sr. Aldiério, representante do Sindicato indicado pela diretoria em reunião. Mesmo assim os Sr’s Eli e Gildeon, representante eleito pelos trabalhadores, participaram desta reunião. A Liasa apresentou, mais
uma vez, as suas metas absurdas, que crescem a cada ano enquanto o valor para os trabalhadores continua o mesmo. Por isto convocamos os trabalhadores (as) para uma Assembléia onde iremos montar a nossa proposta de PLR p/ Liasa. Data: 20/07/11; Horário: Das 09 às 11 e das 19 as 21 horas; Local: Sede do Sindicato.
At. À DIRETORIA.

MINASLIGAS - No dia 09/05/11 os membros da Comissão de Negociação da PLR assinaram o acordo. Com base em seu resultado obtido no ano de 2011, a empresa concederá (caso atinja as metas) um valor
correspondente a (200%) a ser pago: 1ª Parcela em 30/08/11 e a 2ª Parcela em 28/02/12.

INONIBRÁS - Mais uma vez os trabalhadores da Inonibrás poderão ficar sem PLR. A empresa no início do ano negou o pedido dos trabalhadores de terem o mesmo direito que os outros metalúrgicos. Companheiros (as) a PLR.
é um direito nosso e temos que lutar por ela. Só assim mudaremos esta situação.

Companheiros (as), não podemos nos iludir. Temos que seguir o exemplo dos trabalhadores de SP e lutar
pelos nossos direitos.